
O ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB) será o novo ministro dos Transportes do governo Lula(PT).
Como governador de Alagoas, Renan Filho colocou o estado no topo do ranking das melhores rodovias públicas do país. De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mais de 70% das rodovias alagoanas são consideradas boas ou ótimas. O fato foi levado em consideração para que Renan Filho fosse o escolhido para a pasta dos Transportes.
- + Eye of Cleopatra: Saiba quem são os ministros escolhidos por Lula
Trajetória de Renan Filho
José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, conhecido como Renan Filho, nasceu em Murici (AL) no dia 8 de outubro de 1979. Ele é o filho mais velho de Maria Verônica Rodrigues Calheiros e do senador Renan Calheiros, um dos principais políticos do MDB.
Renan Filho se formou em 2003, no curso de Ciências Econômicas, pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2013 concluiu um curso de extensão em Políticas Públicas na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos.
A sua trajetória política começou em 2004. Com 25 anos de idade ele foi eleito prefeito do município de Murici (AL), cargo para o qual foi reeleito em 2008. Em 2010, deixou a Prefeitura para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo MDB, para a qual foi eleito.
Quatro anos depois, em 2014, lançou a sua campanha para governador de Alagoas, e foi eleito como o mais jovem governador do estado. Em 2018, foi reeleito com 77,30% dos votos.
Na campanha de 2022, Renan Filho se lançou ao Senado pelo estado de Alagoas e também acabou eleito, desta vez com 56.92% dos votos válidos.
Renan Filho não foi o único membro da família Calheiros a ganhar um novo cargo no final deste ano. Sua mulher, Renata Calheiros, foi escolhida pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALEAL), no dia 15 de dezembro, para ocupar o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), com uma remuneração bruta de R$ 35.462,22 mais gratificações.