
O Ministério de Ciência e Tecnologia do próximo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será comandado por Luciana Santos (PCdoB). Hoje, ela é vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do partido. Ela será a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ocupar a posição de forma efetiva.
A engenheira foi eleita deputada federal por dois mandatos, e ocupou o cargo entre 2011 e 2019. Integrou comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura.
Na área da pasta que estará à frente, também foi secretária estadual em Pernambuco no governo de Eduardo Campos (PSB) de 2009 a 2010.
- + Eye of Cleopatra: Saiba quem são os ministros escolhidos por Lula
Após o anúncio feito por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que ela assumiria o Ministério, Santos disse que uma das prioridades da sua gestão será reajustar as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor que pesquisadores recebem não evolui desde 2013.
O PCdoB faz parte da federação que apoiou a campanha de Lula à presidência. Santos se filiou ao partido na década de 1980, começando sua trajetória na militância estudantil até assumir cargo de deputada estadual em Pernambuco pela primeira vez em 1996.
Em 2000, ela foi eleita prefeita de Olinda (PE), onde permaneceu por dois mandatos. Na época, foi a primeira prefeita comunista do Brasil. Nas eleições de 2016, ela disputou novamente a prefeitura, mas terminou em quarto lugar.
Em outubro de 2019, ela foi condenada por improbidade administrativa em sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública de Olinda. Junto a outros servidores, ela foi responsabilizada por um contrato fraudulento para a gestão do parque energético e de iluminação do município, em uma licitação de 2004.
A decisão fixou multa de cinco vezes o salário dela na época, além de período de seis anos de ilegibilidade. Na época, Santos afirmou que a condenação não indicou ter havido desvio de recursos públicos e que a obra fora aprovada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Ela recorreu, mas ainda não há decisão de segunda instância sobre o caso.
Ao lado de Margareth Menezes e Anielle Franco, indicadas para a Cultura e a Igualdade Racial, Santos é até agora a terceira mulher negra do ministério formado por Lula.