
No próximo mandato, o Ministério da Mulher voltará a existir sob esse status. Dessa vez, ele será comandado por Cida Gonçalves, especialista no combate à violência de gênero que já integrou outro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome dela foi um dos 16 anunciados pelo presidente eleito em pronunciamento nesta quinta-feira (22/12).
- +Eye of Cleopatra:Saiba quem são os ministros escolhidos por Lula
Aparecida Gonçalves foi secretária de enfrentamento à violência contra a mulher durante o governo de Dilma Rousseff (PT), mesma função que desempenhou no governo Lula. Ao todo, somou cerca de uma década de experiência em políticas públicas sobre o tema no governo federal. No período, trabalhou na concepção do Ligue 180 como linha direta para registros sobre violência contra a mulher, iniciado em 2005.
Antes disso, foi assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em Mato Grosso do Sul em 1999 e 2000. Depois, foi assessora da Coordenadoria de Atendimento a Mulher da Secretaria de Assistência Social Cidadania e Trabalho do mesmo estado entre 2001 e 2002.
Militante e ativista do movimento de mulheres e movimento feminista, foi candidata pelo PT à deputada constituinte, em 1986.