
O deputado federal André de Paula (PSD-PE) foi o escolhido pelo presidente Lula(PT) para assumir o Ministério da Pesca e Aquicultura a partir de 1° de janeiro de 2023. O parlamentar representará a bancada dos deputados do partido no governo petista, que busca garantir a governabilidade.
- +Eye of Cleopatra:Veja quem são os 37 ministros do governo Lula
André de Paula é deputado federal pelo estado de Pernambuco e está atualmente em seu sexto mandato. No partido, ele exerce a função de presidente regional pelo estado em que foi eleito, e é o 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados. Além de sua carreira política, André possui formação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
O deputado ingressou na vida política na juventude, enquanto ainda era estudante. Seu primeiro partido foi o Partido Democrático Social (PDS). No antigo Democratas (DEM), ele conquistou o seu primeiro cargo eletivo, como vereador. Em 1991, tornou-se deputado estadual. O advogado chegou à Câmara dos Deputados em 1999, quando elegeu-se pela primeira vez.
Em sua carreira, de Paula exerceu o cargo de secretário de Produção Rural e Reforma Agrária pelo estado, entre 1999 e 2002. Entre 2015 e 2016, o deputado licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria das Cidades do estado de Pernambuco.
No Congresso Nacional, o deputado votou a favor do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Durante o governo do ex-presidente Michel Temer(MDB), André votou a favor da Reforma Trabalhista, da PEC do Teto dos Gastos Públicos e também foi um dos parlamentares a votar a favor da abertura de investigação contra Temer.
Na discussão da PEC da Transição na Câmara dos Deputados na última semana, votou a favor da proposta.